Nossa História
A Igreja Batista Maranata teve seu início aqui no Bairro Alto no mês de março de 1983, tendo como seu fundador, o missionário americano Pr. Max Lanz e sua esposa D. Louise.
Em agosto de 1984 o Pr. João Batista Luiz e sua esposa D. Djanira juntamente com seus dois filhos: Saracelia e Mateus, chegaram em Curitiba após concluírem seus estudos nos EUA para dar continuidade ao ministério juntamente com o Pr. Max.
Em março de 1986 a IBM (até então, Congregação Batista Regular) foi organizada como igreja deixando de ser uma congregação e passando a ser uma igreja constituída.
Neste mesmo ano de 1986 o Pr. Max retornou para os EUA, no mês de junho, e o Pr. João assumiu a liderança da IBM.
Em outubro de 1990, a igreja decidiu em assembleia fundar uma escola que atendesse a necessidade da região de uma escola com princípios e filosofia cristãos.
Assim, em fevereiro de 1991 iniciaram-se as atividades da ESCRIBAM (Escola Cristã Batista Maranata) oferecendo a cada ano uma série, começando com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Esse ministério cresceu e mais séries foram sendo implantadas, à medida em que Deus ia suprindo as necessidades.
Em 1997 o Pr. Marcelo Martins e sua esposa Alaine se uniram ao ministério da Igreja Batista Maranata somando seus esforços no desenvolvimento dessa obra. Sua passagem por nosso meio jamais será esquecida e sua contribuição no ministério desta igreja certamente renderá frutos para toda a eternidade, cuja recompensa será recebida das mãos do Senhor da seara.
Em 2001 o Pr. Wilson de Oliveira integrou-se ao ministério pastoral da IBM atuando tanto nas atividades da igreja como nas atividades do Colégio Batista Maranata.
Neste último ele exerce um ministério de aconselhamento aos alunos, pais, professores e funcionários; além de realizar cultos semanais com os alunos, ministrar palestras aos pais, manter um currículo de Ensino Religioso relevante e condizente com os ensinamentos bíblicos. Pr. Wilson de Oliveira é casado com Elzita e tem três filhos: Jonas, João Marcos e Caroline.
Onze anos mais tarde (2002) a ESCRIBAM passa a ser denominada pela sigla CBM, deixando de ser escola para se tornar Colégio Batista Maranata, por razão de oferecer, à esta altura, as séries do Ensino Médio.
Hoje o CBM conta com o seu prédio próprio, com estrutura apropriada, com capacidade para mais de 500 alunos, com laboratório de ciências equipado, laboratório de informática com equipamento de ponta, um quadro de professores e funcionários altamente qualificados. O seu diretor é o Pr. João Batista Luiz.
Em 2017 o Pr. Moizés Gabriel dos Santos foi integrado à equipe pastoral para dar suporte principalmente ao ministério de visitação. Pr. Moizés é casado com a irmã Dora e tem três filhas.
Em 2018 a diretoria da IBM sentindo a necessidade de expandir o seu ministério iniciou um profundo processo de mudança. Depois de muita pesquisa, reuniões e estudos, a igreja decidiu pela implantação do modelo de Grupos Pequenos.
Essa mudança teve início efetivo em fevereiro de 2020 com cinco grupos pilotos. Mas o processo foi interrompido no mês de março daquele mesmo ano por conta da pandemia do Covid-19. As reuniões com os grupos pequenos foram retomadas em fevereiro de 2021 e continuam em pleno funcionamento desde então.
Para auxiliar no ministério de Grupos Pequenos, em julho de 2023 o Pr. Wilson Ricardo Silvério foi integrado à equipe pastoral. Pr. Wilson Ricardo Silvério é casado com a irmã Helena e tem duas filhas.
Pastoral Atual
Atualmente a Igreja Batista Maranata é pastoreada pelo pastor titular Pr. João Batista Luis e pelos pastores auxiliares: Pr. Wilson de Oliveira, Pr. Moizés Gabriel dos Santos e Pr. Wilson Ricardo Silvério.
Pr. João Batista Luis
Pastor Titular
Pr. Wilson de Oliveira
Pastor Auxiliar
Pr. Moizés Gabriel
Pastor Auxiliar
Pr. Wilson Ricardo
Pastor Auxiliar