Nossa História

Igreja Batista Maranata – Bairro Alto
1983

A Igreja Batista Maranata teve seu início aqui no Bairro Alto no mês de março de 1983, tendo como seu fundador, o missionário americano Pr. Max Lanz e sua esposa D. Louise.

1984

Em agosto de 1984 o Pr. João Batista Luiz e sua esposa D. Djanira juntamente com seus dois filhos: Saracelia e Mateus, chegaram em Curitiba após concluírem seus estudos nos EUA para dar continuidade ao ministério juntamente com o Pr. Max.

1986

Em março de 1986 a IBM (até então, Congregação Batista Regular) foi organizada como igreja deixando de ser uma congregação e passando a ser uma igreja constituída.

Neste mesmo ano de 1986 o Pr. Max retornou para os EUA, no mês de junho, e o Pr. João assumiu a liderança da IBM.

1990 1991

Em outubro de 1990, a igreja decidiu em assembleia fundar uma escola que atendesse a necessidade da região de uma escola com princípios e filosofia cristãos.

Assim, em fevereiro de 1991 iniciaram-se as atividades da ESCRIBAM (Escola Cristã Batista Maranata) oferecendo a cada ano uma série, começando com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Esse ministério cresceu e mais séries foram sendo implantadas, à medida em que Deus ia suprindo as necessidades.

1997

Em 1997 o Pr. Marcelo Martins e sua esposa Alaine se uniram ao ministério da Igreja Batista Maranata somando seus esforços no desenvolvimento dessa obra. Sua passagem por nosso meio jamais será esquecida e sua contribuição no ministério desta igreja certamente renderá frutos para toda a eternidade, cuja recompensa será recebida das mãos do Senhor da seara.

2001

Em 2001 o Pr. Wilson de Oliveira integrou-se ao ministério pastoral da IBM atuando tanto nas atividades da igreja como nas atividades do Colégio Batista Maranata.

Neste último ele exerce um ministério de aconselhamento aos alunos, pais, professores e funcionários; além de realizar cultos semanais com os alunos, ministrar palestras aos pais, manter um currículo de Ensino Religioso relevante e condizente com os ensinamentos bíblicos. Pr. Wilson de Oliveira é casado com Elzita e tem três filhos: Jonas, João Marcos e Caroline.

2002

Onze anos mais tarde (2002) a ESCRIBAM passa a ser denominada pela sigla CBM, deixando de ser escola para se tornar Colégio Batista Maranata, por razão de oferecer, à esta altura, as séries do Ensino Médio.

Hoje o CBM conta com o seu prédio próprio, com estrutura apropriada, com capacidade para mais de 500 alunos, com laboratório de ciências equipado, laboratório de informática com equipamento de ponta, um quadro de professores e funcionários altamente qualificados. O seu diretor é o Pr. João Batista Luiz.

2017

Em 2017 o Pr. Moizés Gabriel dos Santos foi integrado à equipe pastoral para dar suporte principalmente ao ministério de visitação. Pr. Moizés é casado com a irmã Dora e tem três filhas.

2018 2020

Em 2018 a diretoria da IBM sentindo a necessidade de expandir o seu ministério iniciou um profundo processo de mudança. Depois de muita pesquisa, reuniões e estudos, a igreja decidiu pela implantação do modelo de Grupos Pequenos.

Essa mudança teve início efetivo em fevereiro de 2020 com cinco grupos pilotos. Mas o processo foi interrompido no mês de março daquele mesmo ano por conta da pandemia do Covid-19. As reuniões com os grupos pequenos foram retomadas em fevereiro de 2021 e continuam em pleno funcionamento desde então.

2023

Para auxiliar no ministério de Grupos Pequenos, em julho de 2023 o Pr. Wilson Ricardo Silvério foi integrado à equipe pastoral. Pr. Wilson Ricardo Silvério é casado com a irmã Helena e tem duas filhas.

Pastoral Atual

Atualmente a Igreja Batista Maranata é pastoreada pelo pastor titular Pr. João Batista Luis e pelos pastores auxiliares: Pr. Wilson de Oliveira, Pr. Moizés Gabriel dos Santos e Pr. Wilson Ricardo Silvério.

Pastor João Batista Luis

Pr. João Batista Luis

Pastor Titular

Pastor Wilson de Oliveira

Pr. Wilson de Oliveira

Pastor Auxiliar

Pastor Moizés Gabriel dos Santos

Pr. Moizés Gabriel

Pastor Auxiliar

Pastor Wilson Ricardo Silvério

Pr. Wilson Ricardo

Pastor Auxiliar

Rolar para cima